
Fonte: Observatório da TV.
Muitas novelas são inspiradas em grandes sucessos literários, na matéria de hoje vamos apresentar a você cinco novelas que foram inspiradas em livros. Não deixem de ler pois a lista está recheada de sucessos.
5 – Sinhá Moça
Escrita por Benedito Ruy Barbosa, em duas versões, 1986 e 2006, Sinhá Moça foi baseada no romance de mesmo nome escrito por Maria Dezonne Pacheco Fernandes, e se passa em 1886, dois anos antes da promulgação da lei áurea. A história de amor entre Sinhá-Moça, filha de um coronel escravocrata pelo advogado Rodolfo, militante abolicionista fez muito sucesso, inclusive ganhando uma adaptação para o cinema.
4 – Porto dos Milagres
Novela escrita por Aguinaldo Silva e Ricardo Linhares em 2001, Porto dos Milagres juntou em sua trama duas obras de Jorge Amado: Mar Morto e A Descoberta da América pelos turcos. Na trama, o pescador Guma (Marcos Palmeira) era herdeiro de uma grande fortuna sem ter conhecimento da mesma, e lutava pelos direitos dos pescadores contra os desmandos do prefeito da cidade, Félix Guerreiro (Antonio Fagundes), seu verdadeiro tio.
3 – A Padroeira
Exibida em 2001, a novela A Padroeira, escrita por Walcyr Carrasco, foi baseada no livro As Minas de Prata, de José de Alencar. No original, as faladas minas de prata, guardavam tamanha riqueza que poderiam decidir o futuro da colônia. Para provar seu amor por Inês, Estácio decide procurar o mapa do tesouro deixado por seu avô antes de morrer.
2 – Gabriela
Considerado um dos maiores romances de Jorge Amado, o livro foi adaptado para a televisão três vezes como novela, em 1960, 1975 e 2012. Publicado em 1958, o livro conta a história do romance entre o árabe Nacib e a sertaneja Gabriela, em meio às transformações econômicas, e culturais e políticas sofridas em Ilhéus nos anos 20, assim como a queda dos grandes coronéis que dominavam o interior baiano.
1 – Tieta
A novela Tieta foi originalmente exibida em 1989, é uma adaptação do romance Tieta do Agreste, escrito por Jorge Amado. No livro, assim como no folhetim, Tieta ainda adolescente é escorraçada de casa e da cidade, após descobertas suas aventuras sexuais por sua irmã Perpétua e seu pai Zé Esteves. 25 anos depois, ela volta rica, trazendo sinais de progresso para Santana do Agreste, mexendo com a vaidade e com os preconceitos dos moradores do interior baiano.
Gostou? No link abaixo você pode conferir mais novelas que foram inspiradas em livros:
Confira 10 novelas que foram baseadas em livros
Deixe um comentário